Offline
Julgamento que pode cassar mandato de Moro é suspenso novamente; placar está empatado após voto de indicado de Lula
03/04/2024 17:13 em Governo

03-04-2024

O embate político envolvendo o senador Sergio Moro (União Brasil) ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (4), com o adiamento do desfecho de seu julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Após um pedido de vista da desembargadora Claudia Cristina Cristofani, a sessão que ocorreu hoje terminou em impasse e será retomada na próxima segunda-feira (8).

No centro das atenções está a divergência de opiniões entre os magistrados. O desembargador José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Lula (PT), surpreendeu ao votar a favor da cassação e inelegibilidade de Moro. Seu posicionamento contrastou com o do relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha, que havia se manifestado pela inocência do ex-juiz.

 

A solicitação de Claudia Cristina Cristofani para adiar a conclusão do julgamento evidenciou a complexidade do processo. Em seu pronunciamento, ela apontou a necessidade de uma análise mais aprofundada dos argumentos apresentados, garantindo assim que todos os magistrados possam ponderar sobre os diferentes pontos de vista expostos até o momento.

O parecer de José Rodrigo Sade foi fundamentado em uma série de premissas que apontam para a ocorrência de abuso de poder econômico. Entre elas, destacam-se os gastos na pré-campanha que ultrapassaram o limite estabelecido, a correlação entre os custos e o alcance territorial, além da comparação financeira com os demais candidatos, independentemente da potência econômica do partido.

COMENTÁRIOS