Offline
Ficomex promete impulsionar o comércio exterior de Goiás
16/04/2024 11:32 em Nossa Região

15-04-2024

O estado de Goiás tem se destacado na consolidação de grandes negócios e está prospectando relações internacionais ainda mais pujantes, com investimentos no setor econômico, fomento da indústria e do turismo de negócios.

Uma parcela das receitas do estado de Goiás é gerada pela exportação de produtos do agronegócio, principalmente açúcar, carne de frango, carne bovina, milho e produtos do complexo soja.

Considerada a maior feira de comércio exterior do País, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) será realizada no mês de agosto, em Goiânia. O evento, promovido pela Acieg, pretende abrir portas para produtos e serviços goianos junto ao comércio exterior. O intuito é promover e impulsionar o comércio exterior nos sete estados do Consórcio Brasil Central (GO, DF, MT, MS, TO, MA e RO).

A Ficomex irá ofecer oportunidade para dialogar com investidores e protagonizar Goiás para o comércio exterior. O estado reúne condições para exportar seus produtos e fomentar a cadeia produtiva. Aliás, as potencialidades econômicas de Goiás têm atraído diplomatas.

Centenas de segmentos do setor produtivo, empresários, câmaras de comércio exterior, embaixadas, além da participação de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. A expectativa, segundo a organização, é reunir mais 160 expositores de diversos países.

A FICOMEX acorrerá para a expansão dos negócios internacionais de Goiás e do Centro-Norte brasileiro, com a participação de dezenas de embaixadas e câmaras de comércio exterior de países interessados em firmar negócios com empresas do Brasil.

Com cerca de 90 mil empresas ativas e um Produto Interno Bruto de quase R$ 16,9 bilhões, que cresceu 192% entre 2010 e 2021, Aparecida de Goiânia confirmou na Ficomex 2024. A cidade, com 527 mil habitantes (segundo o IBGE), tornou-se uma importante locomotiva de desenvolvimento na região Centro-Oeste, com ambiente simplificado para abertura de novas empresas.

_Maione Padeiro é presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (ACIRLAG) vice-presidente da FACIEST-GO

COMENTÁRIOS