Offline
Vice-presidente da Claro alerta que ‘internet do país vai parar’
20/11/2023 12:39 em Tecnologia

19-11-2023

Durante entrevista à Folha de São Paulo, o vice-presidente da Claro, Fábio Andrade, disse que ‘a internet do país vai parar’ caso aconteça a instalação de uma usina de dessalinização de água em Fortaleza (CE). A ameaça é válida para os cabos submarinos que conectam a internet do Brasil e de outros continentes.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um rompimento nos cabos que chegam a Fortaleza ocasionaria na falta de internet no país inteiro ou em internet bastante lenta já que os cabos da área são responsáveis por 99% do tráfego de dados.

“A Anatel já se manifestou. Disse que essa situação é um absurdo e determinou que os dutos da usina fiquem a, no mínimo, 500 metros dos cabos submarinos. Antes, o projeto estabelecia cinco metros. Com a vibração da água [pelos dutos de sucção] pode haver rompimento dos cabos”, disse Fábio Andrade ao afirmar que já emitiu um parecer contrário à instalação da usina.

“Quase toda a conexão internacional do país com EUA, Europa e África chega na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). Um reparo leva, no mínimo, 50 dias. Isso afetaria a segurança pública, saúde, hospital, a população”, reforçou.

Várias empresas de telecomunicações questionam o projeto do governo do Ceará por conta da proximidade com os cabos submarinos que garantem internet rápida no Brasil.

COMENTÁRIOS