Itens da nova legislação trabalhista são questionados em ações no STF; saiba quais Restrições à Justiça gratuita, fim da obrigatoriedade da contribuição sindical e trabalho in
11/11/2017 10:23 em Governo

Itens da nova legislação trabalhista são questionados em ações no STF; saiba quais

Restrições à Justiça gratuita, fim da obrigatoriedade da contribuição sindical e trabalho intermitente estão entre itens analisados pela Corte. Nova lei trabalhista entra em vigor neste sábado.

s novas regras da legislação trabalhista entraram em vigor neste sábado (11) e parte dos itens é alvo de questionamentos em ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Desde a sanção da lei, em julho, ao menos quatro ações passaram a tramitar na Corte para contestar pontos da nova legislação

Em todas essas açõs, os ministros responsáveis pela análise inicial, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, optaram por não conceder, de imediato, decisões liminares (provisórias) e suspender as regras.

Assim, a tendência é que as ações sejam levadas ao plenário do STF para que as regras sejam discutidas mais a fundo por todos os 11 ministros da Corte.

Ainda não há data prevista para esses julgamentos. Só deverão ser realizados depois que o Executivo e Legislativo (responsáveis pela nova lei) se manifestarem nos processos, o que ainda não ocorreu.

Para derrubar qualquer alguma nova regra, serão necessários os votos de, pelo menos, 6 dos 11 ministros da Corte. Ou seja, a maioria deverá considerar que a nova regra contraria os direitos assegurados na Constituição que visam a "melhoria da condição social" do trabalhador.

 

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!